Relógio de Sol: Tempo e localização

Aula de Ciências – Conectada ao Líder em Mim

Título da ação: Tempo e localização.

Os alunos utilizaram um palito para criar um relógio de Sol e compreenderam a função da sombra e da posição do Sol para determinar a localização por meio dos pontos cardeais e colaterais. Estimaram o tempo com base na posição da sombra e produziram uma vara de gnômon para aprofundar a experiência. Trabalharam em grupos, colaborando para observar o movimento da sombra e discutir suas descobertas.🌎

Objetivo da ação Líder em Mim:
☀️Hábito 1: Seja Proativo: os alunos tomaram a iniciativa ao criarem seus próprios relógios de Sol com palitos, explorando a ciência por trás da sombra e da posição do Sol de forma prática e envolvente.
☀️Hábito 2: Comece com o Objetivo em Mente: eles precisaram ter em mente o objetivo de utilizar o relógio de Sol para compreender os pontos cardeais e colaterais e estimar o tempo com base na posição da sombra.
☀️Hábito 3: Faça Primeiro o Mais Importante: antes de estimarem o tempo, os alunos produziram a vara de gnômon e observaram a sombra, priorizando a compreensão da relação entre a sombra e a posição do Sol.
☀️Hábito 6: Crie Sinergia: os alunos trabalharam em grupos para compartilhar a criação dos relógios de Sol e discutir como a sombra mudava ao longo do tempo, colaborando para chegar a conclusões sobre a localização e o tempo estimado.
☀️Hábito 5: Procure Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido: eles primeiro compreenderam como a posição do Sol afeta a sombra e como os pontos cardeais e colaterais são determinados, antes de aplicarem esse conhecimento na estimativa do tempo.

Cookies

Ao usar este site, você aceita automaticamente o uso de cookies. Acessar Política de privacidade